A BIG Era da Exposição
Em tempos onde tudo vira notícia, linchamento virtual e ganho de seguidores, o que está por trás de tanta exposição?
Esse é meu primeiro texto aqui no Substack, e venho ensaindo há tempos trazer um pouco mais do meu olhar da comunicação. Se você não me conhece, uma breve apresentação: sou Tábata Boccatto, jornalista, pós-graduada em Marketing e Comunicação de Moda pelo IED, 21 anos de carreira no mercado da comunicação e há 14 anos tenho uma agência de marketing de influência, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, a TGB Comunicação. E desde 2011 atuo como creator (sou da era dos blogs e tinha o extinto Last Look).
Mas vamos ao que interessa que é me expressar através de temas relevantes da nossa atualidade, e como jornalista trazendo fatos e buscando os dois lados da moeda.
Vivemos a era da BIG exposição! E BIG pois acabou recentemente o maior reality show do país, o Big Brother Brasil, que continua rendendo pautas, brigas, comoção e até haters. Se você tem pelo menos uma rede social você com certeza foi impactado por algum tipo de assunto do reality.
Do prêmio milionário do baiano Davi Brito, ex-motorista de aplicativo, até à separação durante o reality do ex-casal Lucas e Camila. Camila Moura diga-se de passagem tem mais seguidores do que seu próprio ex, conhecido como Lucas Buda que esse sim foi o participante do reality. A namorada, esposa ou ex-namorada até o atual momento de Davi, Mani Reggo, também abocanhou nas últimas horas bem mais de 1 milhão de seguidores e segue com 6,2M no momento, pois depois de todo acontecido a torcida quer que ela passe os 10M de Davi (e ele perdeu nas últimas horas 500 mil seguidores). Na minha opinião a separação ou não deles, não cabe a mim! Vida pessoal deveria ser deixada de lado, mas brasileiro ama isso!
A minha pergunta é, porque os brasileiros são tão emocionados nas redes sociais? Emocionados a ponto de serem os juízes da situação. E o mais triste, passando por diversos posts de assuntos que não cabem a minha opinião em comentários, vejo conhecidos jogando hater, se emocionando com uma situação que não vai agregar nada na vida dele. E sim, nenhum deles são comentaristas de reality ou jornalistas de fofoca. Eu simplesmente chego a conclusão que seriam Caça Likes!
Falando em Caça Likes
Título da nova música de Wanessa Camargo, também participante do BBB 24 como Camarote e desclassificada do jogo por uma “confusão” com o atual campeão do reality. Coincidentemente a nova música da filha de Zezé di Camargo depois de um breve “afastamento” das redes sociais, foi lançada na final do programa, data de maior audiência do reality. Marketing puro, estratégia para engajar fãs e haters, afinal ela foi duramente criticada pela postura no BBB24. Achei uma boa estratégia para a retomada da carreira, com novo visual e o semblante de que aprendeu com os erros (apontados pelos haters) e transformou isso em música. O clipe foi lançado exatamente na última noite do reality. Já diria o ditado, dos limões, fez uma bela limonada.
E por falar em lançamento, também foi a vez do cantor Rodriguinho, pagodeiro e ex-Travessos (eu amava nessa época) lançar o seu novo livro - Fora da Caixa. Mais um que aproveitou o hype da boa audiência da final para a novidade. Rodriguinho também foi um participante duramente criticado pelos haters e por muita gente, mas sinto que vem conseguindo limpar a barra. Aliás, sinto que o cancelamento hoje ta mais rápido, dura menos tempo (é só lembrar da época de Karol Conká também cantora e ex-bbb). Para o público sim, ele está mais rápido, mas e para as marcas que contratam? As muito grandes e muito bem posicionadas estão cada vez mais preocupadas de se associar com celebridades e influenciadores e aumentando cada vez mais os critérios que precisam ser checados para que esses virem porta-voz da marca (deixarei este tema para um dos próximos textos).
É o Brasil do Brasil
O bordão da participante Beatriz Reis, conhecida por Beatriz do Brás, amada por muitos e também odiada por muitas torcidas de participantes fez seu primeiro comercial em horário nobre da TV Globo na final do BBB com a gigante iFood, que simplesmente deixou a atriz e modelo do Brás muda em sua propaganda, afinal ela era conhecida como “Berratriz” e iFood surpreendeu em deixar ela sem falar o seu Bordão. Foram criativos e ainda colocaram a “vilã” da edição Fernanda Bande (que junto com Pitel acaba de ganhar um programa nos canais do grupo Globo) comentando / fazendo react da publi com destaque no X (antigo Twitter - que eu só consumo hoje em dia para ver a movimentação do mercado) a rede que em tempos de reality ganha uma dimensão estratosférica! Ponto para o iFood que soube também fazer a sua grande caipirinha com a situação! Dentre 15 marcas patrocinadoras desta edição, iFood foi uma delas. E o reality teve ainda no total ação de 31 marcas durante a temporada (15 das cotas de patrocínio) segundo o Meio & Mensagem.
Aliás se fizer um Recap do quanto as marcas se aproveitaram do boom dos assuntos internos e externos da edição, teremos mais um texto aqui.
Ficaria aqui horas e horas escrevendo sobre esse tema, o qual tenho uma grande bagagem quando se trata de BBB. Já assessorei nomes de outras edições, tenho relacionamentos com alguns e com certeza teremos muitos desta edição em eventos da minha agência (já tivemos a presença de participante desta edição no carnaval). Tem muita coisa que ninguém te conta e nem pode contar por questões contratuais, mas abram o olho e deixem de ser emocionados, muita coisa é uma grande jogada de marketing e busca por engajamento. Eu como jornalista gosto de acompanhar, analisar o mercado, o que acontece com a comunicação durante este período e quando acaba o jogo, boa sorte e sucesso aos participantes! Sou contra linchamento virtual, sou contra achar que a vida pessoal do artista precisa ser 100% pública.
E você, como se comporta diante de tudo isso que tá pipocando na sua timeline? É fã, hater, fofoqueiro? Ama um exposed? Quero saber…
Amei o conteúdo e já ansiosa pelo que vem pela frente. Você arrasando sempre
Inteligentissíma como sempre.
Uma comunicação simples e clara.
Amei o conteúdo!